Nossos procedimentos
Bicho de Pé
E a penetração de uma pulga denominada de tunga penetrans, que ao penetrar na pele, provoca uma resposta inflamatória. Mantem a cabeca aprofundada proximo a derme, deixando a haste respiratoria e o segmaneto anal para fora.
Quando ocorre a eclosão dos ovos, a fêmea da pulga, que mede 1 mm de comprimento, encerra o seu ciclo vital e morre. O contágio com este inseto ocorre em locais secos e arenosos e é muito comum nas áreas rurais, em chiqueiros e currais, ou em praias próximas de rios e riachos que desembocam em suas águas contaminadas no mar. Os homens e os suínos são hospedeiros habituais deste parasita.
As lesões ocorrem geralmente ao redor das unhas, nos espaços entre os dedos e na planta do pé. Caracterizam-se por pequenas erupções amareladas com um ponto escuro no centro, que corresponde ao final do tubo digestivo do parasita.
Na fase inicial, há um prurido de intensidade variável. Quando aparece na planta do pé, apresenta um anel de queratina acentuado, o que não ocorre normalmente nas unhas e espaços interdigitais.
O ponto preto e o vestigio da haste respiratoria e do segmento anal da pulga e o circulo amarelo e a bolsa com os ovos.